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sexta-feira, 9 de setembro de 2011

13 - PROJETO KLIMT - Da vida e da obra do artista.


Da vida e da obra do artista.




Gustav Klimt (Baumgarten, Viena, 14 de julho de 1862 — Viena, 6 de fevereiro de 1918) foi um pintor simbolista austríaco.

Em 1876 ( séc. XIX ) Klimt estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento Art nouveau ( lê-se "art  nuvô ) austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena. Esse movimento chamado Secessão de Viena recusava a tradição acadêmica nas artes. Klimt foi também membro honorário das universidades de Munique em Viena. Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muitos dos quais estão em exposição na Galeria da Secessão de Viena. ( wikipédia )



                                                     
                                                           O Beijo - Obra de Klimt



Se você nunca ouviu falar em Gustav Klimt, vai saber ao descobrir quem é o artista por trás de um dos quadros mais conhecidos de todos os tempos, a tela acima, "O Beijo". Nascido em Viena, em 14 de julho de 1862, ele foi um pintor considerado simbolísta. Estudou em escolas de artes, teve dois irmãos também pintores e chegaram até a fundar uma companhia de artes.

Destacou-se no movimento Art Nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena. Este movimento liderado por Klimt desejava romper com os padrões tradicionais da época, pois os artistas modernistas queriam revolucionar fazendo uma separação radical da tradição acadêmica. Propunham novas estéticas e conceitos. Klimt foi membro honorário das universidades de Munique e Viena. Entre suas obras ele possui pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte.




                                        Detalhe da obra de Klimt " O Beijo "


Klimt foi um homem apaixonado, além da arte, por mulheres, e quantas mulheres ele amou!!! Eram a sua maior inspiração para as obras. Passou por diversas fases, até chegar a fase dourada, onde usava e abusava de folhas e pó de ouro em seus quadros. Usava técnicas que até hoje não foram descobertas.


"O Beijo" é um quadro tão visitado que os especialistas não conseguem tirá-lo de exposição para desvendar seus mistérios. Existem detalhes em alto relevo, que desconfiam que foram feitos de algum material como gesso, e após isso, recoberto com uma folhas de ouro, mas é só teoria.


Originalmente o título do quadro era "Os Amantes", mas foi alterado depois. Ele apareceu pela primeira vez em uma exposição, e não era da maneira que o conhecemos hoje. Ele estava inacabado.



 Montagem com diversas obras de Klimt.





Muitos detalhes foram incluídos quando a exposição de "O Beijo" terminou, como, por exemplo, o manto do homem, flores na manga do vestido da mulher, mais flores e mais cores. Alguns quadros de Klimt eram assim, feitos por etapas. Até hoje existe a discussão de quem seriam os dois modelos do quadro. Muitos dizem que o homem é o próprio Klimt e que a mulher é uma de suas amantes, Emelie.


Algumas de suas outras amantes ou modelos, alegaram ser a mulher desse quadro, mas nenhuma até hoje foi confirmada. Fica o mistério de quem ela realmente seria. Muitas simbologias foram teorizadas nas obras de Klimt, como as formas geométricas adotadas. No manto masculino, vemos formas mais retas, como quadrados e retângulos, o que remete ao masculino, e no manto feminino, formas geométricas mais circulares e flores que a adornam. Klimt exaltava muito a mulher em suas obras e toda a sua feminilidade.

Como toda obra controversa, muitos dizerm que o homem toma a mulher em seus braços, sendo ela submissa. Outros dizem que Klimt quis mostrar uma mulher que diz não ao homem, que mostra sua vontade, virando o rosto para o sexo oposto e o afasta, com sua mão. De uma maneira ou outra, todas as vezes que vi esse quadro, pensei ter notado que a mulher encontrava-se em uma posição desfavorável, por estar a beira de um penhasco, com os pés contraídos e de rosto virado para o homem que tenta lhe beijar. A discussão é polêmica, controversa e a interpretação é subjetiva. Cada qual faz a sua leitura!

Ele chegou a fazer algumas obras com o mesmo tema (abraço entre homem e mulher), e alguns esboços. Dizem que ele mesmo não possuía  intimidade mais sentimental com suas amantes, e talvez, por sentir falta, ou não entender a falta dela, tenha criado tantas obras com casais mostrados quase sempre em posições diferentes  de abraço, na maioria, mais próximo de um abraço sexual do que um simples abraço de ternura. Existem várias teorias em torno dessa obra controversa.