Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

12 - PROJETO KLIMT - Variações sobre o beijo na literatura, na pintura e na música popular. Visões românticas ou realistas de uma mesma manifestação cultural.


 Variações sobre o beijo na literatura, na pintura e na música popular. Visões românticas ou realistas de uma mesma manifestação cultural.


O BEIJO  - Escultura de Rodin ( pronuncia-se "rodan" )







Nascido François-Auguste-René Rodin (Paris12 de novembro de 1840 — Meudon17 de novembro de 1917) foi um escultor francês.

As primeiras esculturas de Rodin foram feitas na cozinha de sua mãe, com massa que ela usava para fazer pão. Aos 14 anos, aquele que seria um dos escultores mais geniais da história da arte, já tinha aulas numa pequena academia. Em pouco tempo foi aceito na Escola de Artes 






Beijo-flor 

O beijo é flor no canteiro ou desejo na boca?
Tanto beijo nascendo e colhido na calma do jardim
nenhum beijo beijado (como beijar o beijo?) na boca das meninas 
e é lá que eles estão suspensos invisíveis.

( Carlos Drummond de Andrade )



A vida é muito bonita,
basta um beijo e a delicada engrenagem movimenta-se, uma necessidade cósmica nos protege.”

( Adélia Prado ) 


Um homem rouba o primeiro beijo, implora o segundo, exige o terceiro, recebe o quarto, aceita o quinto, e suporta os restantes.

( Helen Rowland ) 


Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa
amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.

( Drummond )  


O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

( Augusto dos Anjos )



Por que me descobriste no abandono
Com que tortura me arrancaste um beijo
Por que me incendiaste de desejo
Quando eu estava bem, morta de sono

( Chico Buarque de Hollanda )


Um beijo pode não ser uma coisa higiênica, mas que é a maneira mais saborosa de apanhar um germe, isso é. 

( Duff ) 



Um beijo

Foste o beijo melhor da minha vida,
ou talvez o pior...Glória e tormento,
contigo à luz subi do firmamento,
contigo fui pela infernal descida!

Morreste, e o meu desejo não te olvida:
queimas-me o sangue, enches-me o pensamento,
e do teu gosto amargo me alimento,
e rolo-te na boca malferida.

Beijo extremo, meu prêmio e meu castigo,
batismo e extrema-unção, naquele instante
por que, feliz, eu não morri contigo?

Sinto-me o ardor, e o crepitar te escuto,
beijo divino! e anseio delirante,
na perpétua saudade de um minuto...

Olavo Bilac