Sobre a pintura O Beijo
- Pintor simbolista, Gustav Klimt ( 1862 – 1918 ) combatia a pintura acadêmica ( que seguia uma teoria formal ), conservadora, da sua Época;
- Rejeitou ter uma imagem popular;
- O Beijo, a obra de Klimt mais conhecida, mostra duas figuras, lindamente estendidas, flutuando no espaço, como nos sonhos, enroladas numa veste abstrata de mosaicos que revelam seus contornos físicos com graciosidade.
- Um casal beija-se emergindo de um campo de flores ( signo feminino).
- Predomina o dourado e chama a atenção pelas cores brilhantes das flores e pelos ricos desenhos decorativos das roupas.
- O erotismo da imagem é conferido pela linha sensual, pela disposição audaciosa e pelas cores viçosas que criam um mundo onírico ( de sonho ), também de luxúria ( sensualidade sexual ).
- O tema de o beijo é avançado para a época pois a sensualidade, a sexualidade, raramente eram assuntos da pintura. Foi um quadro polêmico e que chocou muitos críticos. Um beijo em público era considerado imoral na época.
- As formas geométricas na pintura também era algo inovador, os retângulos faziam uma alusão metafórica ao órgão sexual masculino e os círculos, que formam as flores, faziam uma alusão ao órgão sexual feminino.
- Temos a geometria representando o formato matemático do racional masculino ( retângulo) e a sensibilidade emotiva feminina ( círculos de flores). É claro que isto é apenas uma representação subjetiva, artística, metafórica pois não é que, necessariamente, o homem e a mulher na realidade sejam exatamente assim, o contrário também pode se dar.
- Klimt produziu inúmeros retratos, principalmente de mulheres, e alguns grandes quadros alegóricos ( metafóricos ) e mitológicos.
- Morreu a 6 de Fevereiro de 1918 de apoplexia ( lesão cerebral, hemorragia cerebral, afecção no cérebro ).