Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

15 - Beija Eu - Marisa Monte e Arnaldo Antunes


Beija Eu - Marisa Monte e Arnaldo Antunes








A expressão  "beija eu"  é um erro gramatical porque o pronome pessoal do caso reto ( no caso, o pronome pessoal do caso reto, "EU" ) não pode exercer a função de complemento do verbo "beija", como nessa construção da canção "Beija eu" em que o "EU" está com função de objeto direto, porém esse papel de objeto direto deve ser dos pronomes pessoais oblíquos átonos e não do pronome pessoal do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles). 


O pronome oblíquo "me" seria o ideal nessa construção: beija-me.  Logo, no formal culto, na regra padrão gramatical ficaria "beija-me". Mas não caberia na música,não se encaixaria na melodia, não se adequaria à canção que pretende ser lúdica, espontânea, divertida.

Arnaldo Antunes explicou que teria feito a letra a partir da forma como seu filho pequeno falava: "Pai, beija eu." Trata-se de uma forma de falar coloquial, infantil, descompromissada. Enfim, é uma estrutura do falar infantil, já que os adultos dizem "me beija" , o que também seria incorreto para a regra gramatical. Não se deve começar uma frase com pronome pessoal oblíquo átono.

Reiterando, a gramática exige a forma "beija-me". Na canção o que se quer é explorar a fala coloquial ,espontânea e fluente do eu-lírico. Há aqui o que chamamos de "licença poética", ou seja, o compositor tem liberdade pra cometer esses "erros" desde que haja intencionalidade, que seja de propósito, uma vez que o autor tem cultura o suficiente para saber que está "errando" intencionalmente.

No caso dessa construção o desejo é de destacar, dar ênfase à voz de quem solicita, pede, implora, ordena. Neste caso o eu-poético pede para ser beijado,molhado, secado, isto é, esse "eu" que é o EU LÍRICO.





Obs: gramaticalmente, o
correto seria "Beija-me"


Para maior envolvimento, fruição do texto e da música, cante junto enquanto lê e analisa a letra da canção abaixo:




Beija Eu


Intérprete - Marisa Monte
Música de Marisa Monte e Arnaldo Antunes






Seja eu!
Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu...
Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu...
Beija eu!
Beija eu!
Beija eu, me beija
Deixa
O que seja ser...
Então beba e receba
Meu corpo no seu
Corpo eu, no meu corpo
Deixa!
Eu me deixo
Anoiteça e amanheça...
Seja eu!
Seja eu!
Deixa que eu seja eu
E aceita
O que seja seu
Então deita e aceita eu...
Molha eu!
Seca eu!
Deixa que eu seja o céu
E receba
O que seja seu
Anoiteça e amanheça eu...