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sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Projeto KLIMT

2 - Projeto  KLIMT - O Beijo calculado -  A Geometria no Beijo de Klimt ( Matemática )



Um aspecto que merece destaque são as formas usadas por Klimt. Além dos traços habituais, para formação do rosto, braços, mãos, pés, folhas e flores, Klimt também explora as formas geométricas nas vestes do amante. Cada forma geométrica em cores diferentes, sendo retângulos, quadrados, círculos ou em traços mais leves como em espirais.





 O tapete de flores abaixo também não deixa isso de lado, com formas retangulares, circulares e cores exorbitantes, parecendo um enraizado de flores e folhas.













3 - Os Tempos Modernos


Os acontecimentos do século XX mudaram o mundo para sempre. O derramamento de sangue nas duas guerras mundiais obrigou as pessoas a questionarem tudo o que era importante. Entretanto, a fotografia, o rádio, o cinema e a televisão tinham-se instalado definitivamente. Isto obrigou os artistas a se adequarem aos novos tempos, a pintura teve que acompanhar as mudanças e ao fazê-lo  libertou-se dos padrões antigos e acadêmicos da arte.
A arte mudou mais nos últimos cem anos do que em qualquer outro momento da História. Todos os artistas experimentaram uma grande variedade de técnicas em busca de estilos novos e originais para se adequarem aos novos tempos do pós-guerra.

Cores Vivas , Formas Planas – A Geometria na Arte e na Vida.

A arte antes era figurativa, representava uma realidade “fotográfica”, o artista tentava registrar a realidade tridimensional objetiva. Contudo com o advento da fotografia, da televisão e do cinema a pintura teve que se modificar. Para que pintar aquilo que a fotografia, a televisão e o cinema fazem tão bem? Então, foi preciso reinventar a pintura. Daí surgiu uma nova forma de expressão artística. Os quadros passam a representar uma outra forma de arte. Aquilo que é reconhecível desaparece, os quadros não se parecem com nada do que é figurativo, “fotográfico” ou objetivo. Passam a ser apenas um conjunto de formas, cores, borrões e linhas que os pintores procuram combinar de forma harmônica e subjetiva até que a imagem figurativa de uma realidade objetiva se desintegre cedendo lugar para uma nova estética. Os pintores exploram, investigam novas expressões, experimentam e combinam cores, linhas, formas até que surge a pintura geométrica e abstrata.

A arte abstrata, também chamada de "arte não-representacional" ou " não-figurativa" é a arte em que não há reprodução ou representação de imagens do mundo visível (pintura, escultura, gravura, arte gráfica, arte digital, ou outras técnicas) . Na arte abstrata o artista se expressa através de formas, cores, texturas e ritmo inteiramente livres de qualquer influência de objetos da realidade. Não tenta representar a imagem de nada, apenas cores, linhas, borrões, texturas etc.

A partir daí a arte torna-se inovadora, provocadora, incômoda e faz-nos repensar seu papel, suas representações e a ideia que se tinha da arte e do mundo que nos rodeia é totalmente modificada.

Muitos artistas passam a usar a geometria, as formas geométricas como forma de expressão artística pura e simplesmente.

A representação geométrica parte da vontade do homem de copiar as formas presentes na natureza, representar as formas da natureza e tal como as formas da natureza, as formas geométricas têm tudo que é essencial e nada do que é supérfluo. Exemplo: equilíbrio, simetria, regularidade, perfeição, ângulo e beleza.













Influência de Klimt no design, na decoração, na contrução e concepção de modernidade.






4 - Pintura Geométrica




Abstração Geométrica 

Definição:

As pesquisas geométricas, associadas ao rigor matemático e à simplificação da forma, orientam parte significativa da arte abstrata do século XX. As primeiras realizações dessa vertente do abstracionismo remontam às vanguardas européias das décadas de 1910 e 1920.










As pesquisas geométricas conhecem outra inflexão da nova plástica na pintura sistematizada pelos pintores holandeses Piet Mondrian e Theo van Doesburg em 1917. 






Essa plasticidade rejeita a ideia de arte como representação, abolindo o espaço pictórico ( pintura, tinta )  tridimensional, recusa também a linha curva, a modelagem e as texturas e dispensa os detalhes e a variedade da natureza, buscando o princípio universal sob a aparência do mundo. 





Menos que expressar as coisas naturais, a nova arte visa, segundo 
Mondrian, à expressão pura da relação, como indicam as composições do artista construídas com elementos mínimos: a linha reta, o retângulo e as cores primárias - azul, vermelha e amarela - além da preta, branca e cinza.












A linha reta, o retângulo e as cores primárias - azul, vermelha e amarela - além da preta, branca e cinza.