Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Língua e Linguagem – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental


Língua e Linguagem – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental







A diferença entre Língua e Linguagem


De uma forma simples, a linguagem pode ser considerada a capacidade que as pessoas têm de se comunicar. Ou seja, a gente se utiliza da linguagem para passar uma mensagem para as outras pessoas. Na verdade, na maioria das vezes, usamos mais de uma linguagem para isso – como a oral(falada), a corporal(fisionomia/gestual/dança/movimento do corpo) e a visual( imagens em geral, desenhos, sinais de trânsito, fotografias, pinturas etc) . A língua, por outro lado, é um conjunto organizado de sons (a fala), gestos (libras), palavras que um grupo usa para se comunicar, um sistema que possui uma estrutura e regras próprias.














Por exemplo: imagine que você está em um restaurante na Noruega e não sabe falar norueguês. Com a linguagem corporal (gestos/expressões fisionômicas/mímica) e oral (ruídos/sons/grunhidos), você consegue mostrar para o garçom o prato que deseja pedir, apesar de não conseguir fazer seu pedido na língua (conjunto de palavras organizadas) dele e de não saber pronunciar o nome do prato. Essa é a diferença entre linguagem e língua(conjunto de palavras organizadas faladas ou escritas)!







Li - Língua / Bra - Brasileira / S - Sinais - LiBraS




E é por isso que a Libras é uma língua, porque ela possui suas próprias regras. Aliás, ela é uma das línguas oficiais do Brasil e a primeira língua da comunidade surda. A maioria dos surdos é alfabetizada primeiro em Libras e, por conta disso, não entende bem o português. É por esse motivo que a Hand Talk criou o Hugo, nosso intérprete virtual que traduz os textos dos sites em português para Libras, permitindo que as surdas e os surdos aproveitem as informações!































Por que você não deve falar linguagem de sinais?







Por que você não deve falar linguagem de sinais?


Calma, você não leu errado. A gente repete: você não deve falar linguagem de sinais. Ou melhor, você não deve falar linguagem de sinais, porque a Libras é uma língua!

Para quem não sabe, Libras é um acrônimo que significa Língua Brasileira de Sinais, ou seja, ela é um outro idioma! Muita gente pensa que a Libras é só um conjunto de sinais para as palavras em português, mas ela vai muito além disso!

Confundir os termos é uma coisa bastante comum para quem não conhece muito sobre a comunidade surda, e não tem problema se você já fez essa confusão. Só não dá para insistir no erro! Para evitar isso, vamos explicar a diferença entre essas duas palavras para você aprender e não confundir mais!