Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2016

COMUNICAÇÃO ORAL - GÊNERO TEXTUAL - O DEBATE REGRADO











O DEBATE  REGRADO NA ESCOLA






Justificativa: Estudar o gênero debate regrado, sua estrutura e utilização como forma de expressão argumentativa na defesa de um ponto de vista.

Objetivo: Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente de forma organizada, clara e coerente para compreender o debate como procedimento comunicativo que exige argumentação consistente.






PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA UM DEBATE DEMOCRÁTICO


1º )  O debate é uma exposição de pontos de vista diferentes sobre determinado assunto. Não se julgam pessoas, mas sim, ideias. Por isso a discussão nunca deve ser levada para o terreno pessoal.



2º ) Todos os participantes devem ter o direito de:

a)   Falar e ouvir livremente (não se deve interromper a exposição do outro; fala-se apenas quando for a vez);

b)   Expressar suas ideias em igualdade de condições (igualdade de tempo, por exemplo);

c)    Ser respeitado ao expor o que pensa (não se deve zombar ou provocar o debatedor, por exemplo, durante sua exposição).



3º) Os participantes devem evitar argumentos repetidos, a fim de que o debate ganhe um bom andamento e não fique monótono.


4º)  Quando um participante contra-argumenta em relação ao ponto de vista de outro participante, pode-se estabelecer o direito de réplica, o que depende apenas de um acordo entre os participantes antes de se iniciar o debate.


5º) Os participantes devem observar as normas combinadas e atender às solicitações do mediador do debate.






Assista ao vídeo de  Claudio Bazzoni, assessor de Língua Portuguesa da Prefeitura de São Paulo, ele explica as características do gênero oral debate, ressaltando o que é preciso para que o aluno tenha um bom desempenho ao participar desta situação social.






  r





Organização:


Para não virar bagunça, um debate deve ter planejamento e regras. Conheça alguns passos que garantem que a atividade tenha sucesso:



Preparação: o mediador apresenta o tema, assunto ou conteúdo sob vários aspectos. Os alunos devem ter acesso a textos instrutivos e informações através de pesquisas  que permitam a troca de ideias, fazendo com que eles reflitam com maior profundidade a respeito do assunto.




Papel do mediador:

A opinião do aluno deve ser respeitada e não é possível apontar quem está certo ou errado. 

O mediador deve ser respeitado e intervir educadamente quando um aluno se exalta, exagera ou quando precisa ser “estimulado” porque está muito calado. 

A preparação da atividade também é fundamental. O espaço deve ser organizado de maneira diferente, com as carteiras em círculo, por exemplo, pode ajudar a manter a ordem já que alguns alunos podem ficar mais agitados.


Regras: 

O mediador abre o debate cumprimentando a todos, apresenta os participantes e faz um breve comentário sobre o tema. Em seguida ele deve definir o tempo para cada participante argumentar, contra-argumentar ou para réplica e tréplica. O mediador deve mediar e interferir se houver transgressão do que foi combinado. É importante deixar claro que o conflito de ideias é válido, desde que haja respeito.


Cada participante deve falar alto para que todos escutem e de forma calma e compreensível. Lembre-se, debater não é brigar, é expor ideias.


Avaliação: depois que a discussão for feita, o mediador deve fazer uma avaliação da atividade junto com os alunos, agradecer a participação de todos e se despedir do público.






O Grande Debate





O programa de televisão chamado  O Grande Debate da TV O Povo discutiu em 09/08/ 2012  a lei, aprovada pelo senado federal, que estabelece a obrigatoriedade de cotas raciais e sociais nas universidades e escolas técnicas federais.











Publicado no youtube  em 10/08/2012




O Grande Debate conversa sobre a lei aprovada ontem pelo senado federal que estabelece a obrigatoriedade de cotas raciais e sociais nas universidades e escolas técnicas federais. Participaram do programa o professor de História, Herbert de Souza; a advogada, ex-presidente da comissão de acompanhamento de concursos públicos da OAB-Ceará Janayna Lima; o integrante da direção nacional do movimento negro unificado, Francisco Antônio Ferreira Lopes e o psicólogo com doutorado em Filosofia, Felipe Pinho.



O Grande Debate você assiste ao vivo de segunda a sexta às 19h na TV O POVO (Canal 48 | Net 23 | TV Show 11 ou pelo http://www.opovo.com.br/radiosetv/tvo...)


Grande Debate
Apresentação: Ruy Lima
Exibido em: 09.08.2012
TV O POVO















Cotas Raciais - Primeira Parte




h























Cotas Raciais - Segunda Parte


h


































Cotas Raciais - Terceira Parte


g



















































Cotas Raciais - Quarta Parte
























































Questões sobre o debate Cotas Raciais ( 4 PARTES )



1. No sentido geral, o que é um debate?

2. Para que serve um debate? Em que situações eles são realizados?

3. Você já participou ou assistiu algum tipo de debate formal ou informal? Descreva essa situação.

4.  O debate do qual participou ou assistiu era livre ou tinha alguma norma ou diretriz para sua realização? No caso de ter havido uma ou mais normas, cite-a(s).

5. Você conhece a expressão debate REGRADO? É capaz de inferir seu significado? Explique.

6. O que é "público alvo"? Explique.

7. Quem participa da realização de um debate regrado? Existe um público específico para o qual o debate é direcionado? Explique e exemplifique.

8. Os participantes do debate usam sempre uma linguagem formal, acadêmica ou uniforme? Explique.

9. Em um debate, que relação existe entre tema, participantes, linguagem e normas? Explique.

10. Em que local e data o debate dos vídeos acima, Cotas Raciais, ocorreu?

11. De que maneira os participantes do debate acima citado se comportaram? Eles agiram de forma correta? Explique.

12. A qual público o debate Cotas Raciais foi direcionado?

13. Qual ou quais temas foram abordados nos videos acima?

14. Quem foram os debatedores e mediador(es)?

15. Havia diferença na linguagem utilizada pelos participantes? Era formal ou informal?

16. A situação apresentada era séria, formal ou mais descontraída?


17. Sintetize as normas de um debate regrado verificadas na realização do debate nos vídeos acima.